ChartReux

Ordem Cartusiana

Para louvor da glória de Deus, Cristo, Verbo do Pai, desde sempre escolheu pelo Espírito Santo homens para os conduzir à solidão e para unir-se a eles num amor íntimo. Respondendo a este apelo, mestre Bruno, no ano do Senhor de 1084, entrou com seis companheiros no deserto de Chartreuse e instalou-se ali. Ali, estes homens e os seus sucessores, permanecendo na escola do Espírito Santo, e deixando-se formar pela experiência, elaboraram um estilo próprio de vida eremítica, transmitido às gerações seguintes, não por escrito, mas pelo exemplo.

Outros eremitérios fundaram-se à imitação daquele de Chartreuse, e devido aos seus pedidos repetidos, Guigo, quinto prior de Chartreuse, redigiu uma descrição deste modo de vida; todos a acolheram e decidiram conformar-se com ela, para que fosse a lei da sua observância e o vínculo de caridade da sua família nascente.

Por volta de 1145, as monjas de Prébayon, na Provença, decidiram abraçar a regra de vida dos cartuxos. Esta foi a origem da nossa Ordem.

Atualmente a Ordem Cartusiana tem vinte e uma casas, dezasseis de monges e cinco de monjas. Os mosteiros masculinos encontram-se em França, Itália, Espanha, Suíça, Eslovénia, Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos da América, Brasil, Argentina e Coreia do Sul.

A existência ininterrupta da nossa Ordem durante mais de nove séculos, através das vicissitudes da história, é um sinal da solicitude de Deus por ela, da sua vida equilibrada e do seu lugar e missão especiais na Igreja. Procuramos dizer aqui simplesmente quem somos, em benefício de todos aqueles que estão intrigados por esta vida separada do mundo. Mas o mistério da vocação Cartusiana não se deixa apreender nuns breves momentos. Contemplativos católicos, filhos e filhas de São Bruno e, como ele solitários, procuramos ser fiéis ao chamamento de Deus, seguindo os seus passos.

Francais Anglais Italien Allemand Russian Greek
Francais Anglais Italien Allemand RussianGreek